Como criar um sistema de Staking de Recompensas

porMatheusem17/07/2022

Nesse artigo iremos aprender a como criar um sistema de Staking de Recompensas para seu projeto, token ou jogo NFT.

Recompensas através de Staking

Este é um exemplo básico de um contrato que recompensa os usuários por estacarem seu token por um período de tempo, muito semelhante a um sistema de recompensas por juros.
O código é uma versão simplificada do Synthetix StakingRewards.sol

// SPDX-License-Identifier: MIT
pragma solidity ^0.8;
contract StakingRewards {
IERC20 public immutable stakingToken;
IERC20 public immutable rewardsToken;
address public owner;
// Duração de staking para sacar as recompensas (em segundos)
uint public duration;
// Timestamp de quando as recompensas terminam
uint public finishAt;
// Mínimo da última hora atualizada e hora de término da recompensa
uint public updatedAt;
// Reward to be paid out per second
uint public rewardRate;
// Soma de (taxa de recompensa * dt * 1e18 / oferta total)
uint public rewardPerTokenStored;
// Enedereço do usuário => rewardPerTokenStored
mapping(address => uint) public userRewardPerTokenPaid;
// Enedereço do usuário => rewards to be claimed
mapping(address => uint) public rewards;
// Total estocado (staked)
uint public totalSupply;
// Enedereço do usuário => staked amount
mapping(address => uint) public balanceOf;
constructor(address _stakingToken, address _rewardToken) {
owner = msg.sender;
stakingToken = IERC20(_stakingToken);
rewardsToken = IERC20(_rewardToken);
}
modifier onlyOwner() {
require(msg.sender == owner, "não autorizado");
_;
}
modifier updateReward(address _account) {
rewardPerTokenStored = rewardPerToken();
updatedAt = lastTimeRewardApplicable();
if (_account != address(0)) {
rewards[_account] = earned(_account);
userRewardPerTokenPaid[_account] = rewardPerTokenStored;
}
_;
}
function lastTimeRewardApplicable() public view returns (uint) {
return _min(finishAt, block.timestamp);
}
function rewardPerToken() public view returns (uint) {
if (totalSupply == 0) {
return rewardPerTokenStored;
}
return
rewardPerTokenStored +
(rewardRate * (lastTimeRewardApplicable() - updatedAt) * 1e18) /
totalSupply;
}
function stake(uint _amount) external updateReward(msg.sender) {
require(_amount > 0, "quantia = 0");
stakingToken.transferFrom(msg.sender, address(this), _amount);
balanceOf[msg.sender] += _amount;
totalSupply += _amount;
}
function withdraw(uint _amount) external updateReward(msg.sender) {
require(_amount > 0, "quantia = 0");
balanceOf[msg.sender] -= _amount;
totalSupply -= _amount;
stakingToken.transfer(msg.sender, _amount);
}
function earned(address _account) public view returns (uint) {
return
((balanceOf[_account] *
(rewardPerToken() - userRewardPerTokenPaid[_account])) / 1e18) +
rewards[_account];
}
function getReward() external updateReward(msg.sender) {
uint reward = rewards[msg.sender];
if (reward > 0) {
rewards[msg.sender] = 0;
rewardsToken.transfer(msg.sender, reward);
}
}
function setRewardsDuration(uint _duration) external onlyOwner {
require(finishAt < block.timestamp, "duração da recompensa não concluída");
duration = _duration;
}
function notifyRewardAmount(uint _amount)
external
onlyOwner
updateReward(address(0))
{
if (block.timestamp >= finishAt) {
rewardRate = _amount / duration;
} else {
uint remainingRewards = (finishAt - block.timestamp) * rewardRate;
rewardRate = (_amount + remainingRewards) / duration;
}
require(rewardRate > 0, "taxa de recompensa = 0");
require(
rewardRate * duration <= rewardsToken.balanceOf(address(this)),
"valor da recompensa > saldo"
);
finishAt = block.timestamp + duration;
updatedAt = block.timestamp;
}
function _min(uint x, uint y) private pure returns (uint) {
return x <= y ? x : y;
}
}
interface IERC20 {
function totalSupply() external view returns (uint);
function balanceOf(address account) external view returns (uint);
function transfer(address recipient, uint amount) external returns (bool);
function allowance(address owner, address spender) external view returns (uint);
function approve(address spender, uint amount) external returns (bool);
function transferFrom(
address sender,
address recipient,
uint amount
) external returns (bool);
event Transfer(address indexed from, address indexed to, uint value);
event Approval(address indexed owner, address indexed spender, uint value);
}

Onde o Staking pode ser utilizado?

Em qualquer projeto onde você deseja recompensar o usuário com seu próprio token.
Como por exemplo, um jogo NFT, onde se o jogador fizer Staking de 100 moedas, ele ganhe uma recompensa de 1% ao mês por exemplo.
Outro exemplo, um sistema de VIP, onde se ele fizer Staking de 1000 moedas, ele ganha alguns benefícios durante o período de Staking.


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